| Mídias, Notícias | Globo Repórter desta sexta-feira é produção da RBS TV

O Globo Repórter, da Rede Globo, que irá ao ar nesta sexta-feira (15), é uma produção da RBS TV. Com reportagem de Rosane Marchetti, direção de Anderson Vargas, produção de Fabiana Freitas, imagens de Guto Teixeira e áudio de Itajaíba Alves, o programa irá mostrar uma aventura pelas belezas geladas da Patagônia chilena e argentina. A equipe da emissora gaúcha percorreu os dois países, durante dez dias, e gravou em montanhas, planícies, lagos e geleiras da região considerada o fim do mundo e que guarda uma das nossas maiores fontes de sobrevivência: água doce e puríssima.

Em El Calafate, na Argentina, um passeio na geleira Perito Moreno mostra as explosões da queda do gelo, que se transformam em grandes icebergs, alimentando rios e lagos da região. A equipe percorreu a superfície gelada e mostra os estudos que estão sendo feitos no local. Cientistas italianos se arriscam dentro de labirintos feitos de gelo em busca de respostas para as mudanças no clima do planeta. Dentro desse cenário de gelo azul intenso, vive o “Dragão da Patagônia”, um inseto de vinte milímetros que consegue sobreviver dentro de cavernas com temperaturas extremas.

A equipe também foi até El Chaltén, na Argentina, e subiu a montanha na companhia de pesquisadores do Instituto Argentino de Neve e Glaciar. Além do gelo, os professores estudam árvores, flores e frutos que rodeiam as geleiras e contam a história da Patagônia.

Torres del Paine, no Chile, encanta com seu conjunto de montanhas feito de granito e basalto. Lá, a equipe da RBS TV conseguiu filmar os impressionantes espelhos d’água formados pelas montanhas e lagos de azul intenso. Para chegar ao local, eles percorreram, por sete horas, caminhos de barco e a pé, com direito a geleiras, icebergs e muitos animais como guanacos, pumas, cormorões, condores e raposas, que vivem tranquilos e em equilíbrio no parque de mais de 180 mil hectares.

A reportagem também mostra um museu criado a poucos quilômetros de El Calafate, pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, na Argentina, próxima à fronteira com o Chile, e reúne material da história região, com explicações técnicas e descobertas científicas. O projeto é coordenado por glaciologistas, alguns com mais de 40 anos de estudos sobre o gelo. O Globo Repórter vai ao ar logo depois da novela Insensato Coração, na RBS TV.

Publicado em 12/04/11, às 19:40