| Eventos, Mídias, Notícias | Final do Garota Verão será transmitida ao vivo na RBS TV neste sábado

No dia 26 de fevereiro, a final do concurso Garota Verão será transmitida, ao vivo, às 14h30 pela RBS TV, direto de Capão da Canoa. O programa será apresentado por Rodaika Daut, Ico Thomaz, Paula Valdez e Sérgio Do Erre, que volta ao programa da RBS TV, depois de cinco anos fora.

– Do Erre é a legítima voz do Garota Verão. – afirma o diretor da RBS Eventos Claro Gilberto.

Nessa edição, concurso adotou conceitos de sustentabilidade na sua realização. A proposta já vem sendo posta em prática em outros projetos do Grupo RBS, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental que eventos desse porte costumam produzir.

Para desenvolver o projeto da passarela e camarotes, o arquiteto Rodrigo Troyano se baseou nos três pilares da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental.

O objetivo é chamar atenção para questões como responsabilidade ambiental e social. Por isso foram usados, na construção da passarela e camarotes, materiais de baixo impacto, como madeiras de demolição (oriundas de Capão da Canoa) e eucalipto estrutural. Após o evento, esse material será doado a prefeitura para ser reutilizado.

A passarela mede 126 m2 e os camarotes 131 m2. O formato triangular da passarela, mostrando as três setas do símbolo “recycle”, também alude ao tema. Elas significam: materiais, uso e reuso. Em torno dessa estrutura serão usadas mais de 1000 mudas de plantas.

- Usamos no projeto paisagístico espécies nativas do Rio Grande do Sul, como a Araçá, Barba de Bode, Açoita-Cavalo e árvores frutíferas. – diz Rodrigo Troyano.

Conforme o arquiteto é importante conscientizar a população sobre a valorização da vegetação nativa e das frutíferas em detrimento as espécies exóticas exclusivamente ornamentais. Plantas nativas, em geral, são adaptadas ao clima local, minimizando o uso de irrigação além de serem alimento e abrigo para fauna nativa, entre outros benefícios.

Nos camarotes serão utilizados bambus em painéis e no forro do teto. Esse material também será doado a ONGs para servirem de matéria-prima para a criação de novos objetos. Um professor ministrara oficinas onde as pessoas irão aprender a utilizar os bambus para criar desde cadeiras a luminárias.

Durante o concurso – Um bicicletário será instalado próximo à passarela para incentivar quem mora na praia a deixar o carro na garagem e ir de bicicleta, evitando, assim, a emissão de poluentes.

Outra preocupação da organização do concurso é com os resíduos produzidos pelas torcidas das candidatas. Após o evento, uma equipe de profissionais fará, na beira da praia, a triagem do lixo produzido no evento. Serão separados os lixos: seco, orgânico e reciclável.

O Garota Verão é uma realização da RBS TV e da Prefeitura de Capão da Canoa, com patrocínio da CR Diementz, Intimus Gel e Móveis Kappesberg.

Publicado em 22/02/11, às 17:16